O que são picos de calor?


Os picos de calor são a consequência química normal da catalisação de qualquer gel. Mas provocam uma sensação muito desagradável para a cliente! E enquanto profissional, deverá minimizar ao máximo essa sensação.

Para explicar o fenómeno dos picos de calor, precisamos de falar sobre química. Os géis usados nas unhas consistem em moléculas que formam polímero. Nos géis, também temos um componente chamado de fotoindicador, que permite que os géis reajam quando colocados numa lâmpada LED (ou UV).

Esta reação é chamada de catalisação. Nesta reação, o calor é libertado. Esta reação química é normal, porque resulta em gel catalisado. Também, pode ser esta que causa sensação de calor na unha.

No início do processo de catalisação é libertado mais calor, porque ocorrem reações em simultâneo. Portanto, sem entrar em muitos detalhes: o pico de calor é uma consequência química normal da catalisação de qualquer gel. Ao catalisar usando a lâmpada LED, que é 4 vezes mais rápida que a UV, a produção de calor é mais rápida que a UV, logo a produção de calor é mais concentrada durante os primeiros segundos de catalisação.

Está a causar picos de calor?

Se estiver, certamente que não é a sua intenção! Os picos de calor podem ser causado por diferentes motivos.

  • Por vezes é a cliente que é mais propensa aos picos de calor.
  • No entanto e, infelizmente, muitas vezes é a própria profissional que está a causar essa sensação desagradável.

Enquanto profissional, poderá conseguir contornar essa sensação. Leia as nossas dicas e trate as suas clientes com o atendimento mais tranquilo possível!

NÃO LIME A PLACA UNGUEAL EM DEMASIA

O excesso de limagem é o principal motivo pelo qual as unhas se tornam demasiado sensíveis e, posteriormente, durante a catalisação, se sente o pico de calor. Este fator está totalmente nas suas mãos! Tenha cuidado ao fazer a manutenção e não aplique muita pressão sobre as unhas da cliente.

CONTROLE A TEMPERATURA DO SEU SALÃO

Mantenha uma temperatura estável no seu salão, isto ajuda a controlar os picos de calor. A energia e o calor libertados na catalisação duplicam a cada aumento de 10ºC na temperatura ambiente. É por isso que no Verão as clientes manifestam mais a sensação de dor na catalisação.

TRABALHE EM MÚLTIPLAS CAMADAS FINAS

Para clientes com unhas mais sensíveis ou danificadas, recomenda-se trabalhar em múltiplas camadas finas. Isto reduz a emissão de calor por camada catalisada. Cada camada atua como uma camada de isolamento, diminuindo assim a sensação de calor na unha.

NÃO USE DEMASIADO PRODUTO

Os géis ProNails são desenvolvidos para serem autonivelantes e exigirem uma menor ou inexistente limagem após a catalisação.

Para si, enquanto profissional, significa que precisa de usar menos quantidade de produto. Quando usa muita quantidade, não está apenas a desperdiçar produto, como também, a aumentar a emissão de calor na catalisação. Ou seja: está a aumentar a sensação do pico de calor.

Quanto maior for a espessura do gel, maior será o pico de calor. E lembre-se também: usar demasiado produto pode originar problemas de levantamentos, devido a uma catalisação insuficiente.

USE A LÂMPADA CERTA

Invista num catalisador de qualidade e que se adapte à química dos géis que utiliza. As marcas de alta qualidade desenvolvem os seus catalisadores e géis para um resultado de catalisação ideal. Misturar ou combinar marcas não é uma boa ideia!

O catalisador Smart Light foi especialmente concebido para ajudá-la, enquanto profissional, a controlar a velocidade de catalisação e as emissões de calor de todos os géis. Além da opção de catalisação FULL de 30 e 60 seg, desenvolvemos a opção de catalisação SOFT. A catalisação SOFT começa a catalisar com uma capacidade menor, o que reduz o calor nos primeiros segundos da catalisação.

Catalisação mais inteligente de todos os géis ProNails

Com a Smart Light na sua mesa de trabalho poderá controlar tudo: catalisação, emissão de calor e velocidade de trabalho. Este catalisador LED será o melhor investimento para o seu salão. 

A Smart Light tem 4 botões de temporizador: 30 e 60 segundos de catalisação SOFT ou FULL. A função de catalisação SOFT foi feita para eliminar os picos de calor, diminuindo a velocidade de reação e, consequentemente, a emissão de calor. Investir numa Smart Light é investir no conforto da sua cliente e no seu! 

 

Quando usar a função Soft Start?

  • 30 seg. SOFT START começa a catalisar a 40% da sua capacidade e aumenta lentamente até à capacidade total. 
  • 60 seg. SOFT START começa a catalisar a 20% da sua capacidade durante os primeiros 20 seg. E, então, aumenta lentamente para a capacidade total. Esta opção SOFT de 60 seg. é perfeita para clientes em unhas sensíveis ou danificadas.
  • Todos os géis base & construtores ProNails podem ser catalisados em 30 seg. SOFT START (ou 60 seg. SOFT START para unhas sensíveis).

Tech Talks Relacionados

Como identificar os diferentes tipos de unha? Descubra no nosso guia.

Descubra as causas mais comuns dos levantamos ou das quebras nas unhas de gel.

5 razões pelas quais deve escolher o polimento elétrico. Descubra a Vision Pro 700.